29/11/2007

Marketing viral virou febre

Você recebe um vídeo no youtube, acha legal, manda para seus amigos, os seus amigos acham legal e mandam para seus respectivos amigos. Em pouco tempo milhares de pessoas já estão sabendo e assessaram o vídeo na telinha do youtube, muitas vezes produzido com uma webcam em casa na primeira tentativa. Essa é a idéia de redes de comunicação integrada, ou "cauda longa", ou o popular boca a boca. Isso funciona não só para vídeos, mas para qualquer informação, produto ou serviço imaginado que possa estar na internet. O youtube possibilitou explorar essa ferramenta de marketing muito mais a fundo, afinal material audiovisual tem um apelo muito grande e envolve situações geralmente não muito úteis, mas que todos adoram ver na web.
Os publicitários de plantão que notaram a incrível velocidade e eficácia dessa maneira de divulgação, obviamente quiseram pegar carona nesse rabo de cometa, afinal quem não quer anunciar seus produtos a custos quase zero ou até zero?
Confiar no marketing viral tem seus perigos, e sua utilização tem exemplos de grande susesso e muitos exemplos de grande fracasso. Os filmes Ronaldinho: touch of gold, Alanis Morriset "My Humps" e As arvores somos nós são exemplos de iniciativas que deram certo no meio viral. Outro filme que foi visto por milhares foi Tapa na pantera. Aproveitando a deixa, tentaram utilizar o mesmo formato do filme e a mesma personagem para uma propaganda de um filme da telona Muito gelo e dois dedos d'agua. A tentativa foi frustrada - a publicidade não caiu na boca do povo e poucas pessoas assessaram o vídeo.
Os infinitos padrões que indicam as variações dos gostos do internautas tornam difícil prever um sucesso ou fracasso de uma iniciativa viral. Estará mais apto a fazê-lo quem estiver "conectado" com as tendências que andam na beira do decidir da mente.

Algumas das informações foram tiradas do texto de Wagner Martins em:
http://super.abril.com.br/ytrends/index_frames.html



Thiago Martins

2 comentários:

Unknown disse...

O publicitario/produto que for ousado pode se dar muito bem se souber utilizar os novos tipos de midia.

Anônimo disse...

muito bom o blog, viajei de mais lendo todos os post e questiaonamentos

Bárbara Letícia
FCO - Capital Inicial