26/11/2007

Web 2.0 – uma terra sem lei?

De acordo com o que pretendemos discutir no “Wicked Wide Web”, a internet 2.0 veio para ficar e nós, publicitários ou não, precisamos aprender como isso funciona. Um grande problema e ser enfrentado é o respeito às leis. Por exemplo: quando abrimos a possibilidade dos internautas se manifestarem livremente, em pesquisas, campanhas blogs, e youtube, entre outros, na maioria dos casos ocorrem desrespeitos à lei. Eu observo que: se a participação for livre e as leis do “mundo real” forem esquecidas, provavelmente os proprietários do site, ou o local onde são feitas as postagens, terão problemas com a justiça; Se forem criadas muitas barreiras e censuras nesse “mundo virtual”, os usuários se revoltarão e isso não será nada bom para quem depende de acessos, comentários ou postagens no site para sobreviver.
Para vermos um caso que ilustra bem esse dilema, basta conferir a postagem “Digg e a revolta 2.0”

Publicada por Geraldo Silveira geral@pow.com.br

5 comentários:

Anônimo disse...

é, realmente, um absurdo.

Unknown disse...

Eu ajudo, eu leio, eu divulgo!!!


=*****

Unknown disse...

"Se o povo for conduzido apenas por meio de leis e decretos impessoais e se forem trazidos à ordem apenas por meio de punições, ele apenas procurará evitar a dor das punições, evitando a transgressão por medo da dor. Mas se ele for conduzido pela virtude e trazido à ordem pelo exemplo e pelos ritos em comum, ele terá o sentimento de pertencer a uma coletividade e o sentimento de vergonha quando agir contrário a ela e, assim, bem se comportará de livre e espontânea vontade".
(Confúcio, aprox. 560 a.C.)

Silverdust disse...

Creio que não há como controlar esse tipo de infração, e dificilmente elas podem ser controladas.

E li toda a reportagem e ainda não sei o que é "Digg", afinal.

Unknown disse...

Não consigo visualizar uma solução a curto prazo para esse problema. A Internet é como um organismo vivo em constante evolução, porém caótico. Quando se popularizou, a rede se mostrou como um "universo de oportunidades" e muita gente ganhou muito dinheiro com idéias simples e eficientes. Entretanto, o cenário virtual mudou bastante desde esse "boom" e uma palavra tornou-se chave para definir o sucesso de um site ou portal: interatividade. Hoje, em toda web, verificamos que grande parte dos usuários gosta de interagir, fornecer informações, e não apenas ser um leitor passivo. Isso gerou um grande aumento no número de pessoas que acessam a Internet no mundo mas também causou o problema da falta de qualidade na informação e a divulgação de vídeos, textos e imagens sem a devida autorização. Uma vez que a rede possui poucas regras e estas podem ser quebradas, o resultado é um emaranhado de informações cada vez mais difíceis de se classificar. Nada nos resta, a não ser esperar para ver o que vai acontecer e tentar pegar o bonde andando.